Síntese Genética

/Síntese Genética
Síntese Genética
Autor: Paulo Cesar Naoum
     
   A síntese das globinas requer um rígido controle genético do DNA inserido sequencialmente no agrupamento de genes de globina tipo alfa (RCG – z – y z – y a 1 – a2 – a 1) no braço curto do cromossomo 16, e do DNA que faz parte do agrupamento de genes de globina do tipo beta (RCG – e – g G – g A – d – b), conforme mostra a figura 3.5.
 
1

2
Figura 3.5
 – Esquema representativo do agrupamento de genes de globinas do tipo alfa (cromossomo 16) e tipo beta (cromossomo 11), com destaques para a Região Controladora de Genes (RCG) e o tamanho de cada agrupamento caracterizado pelo número aproximado de bases nitrogenadas. PN: pós-nascimento.

Tabela 3.1 – Relação entre os diferentes tipos de hemoglobinas, composições estruturais e concentrações, com as fases de desenvolvimento ontogênico.
Fase da ontogênese Hemoglobina Estrutura Concentração (%)
Embrionária Gower – 1
Portland
Gower – 2
z 2   e 2
z 2   g 2
a 2   e 2
20 – 40
5 – 20
10 – 20
Fetal (*) Fetal a 2   g 2 90 – 100
Pós – Nascimento A
A2
Fetal
a 2   b 2
a 2   d 2
a 2   g 2
96 – 98
2 – 4
0 – 1

(*) Na fase fetal ocorre o início as síntese da Hb A, não excedendo 10% de concentração.

Ao analisar os genes do tipo alfa no cromossomo 16 e os do tipo beta no cromossomo 11 é possível observar que há uma seqüência lógica em ambos, iniciando com um gene conhecido por RCG que é o gene controlador de todos os outros genes dos agrupamentos alfa ou beta. A sigla RCG significa “região controladora de genes”. A seguir, em ambos agrupamentos, há os genes embrionários (z no cromossomo 16 e e no cromossomo 11), os genes fetal (a 1 eg) e os genes pós-nascimento (PN) a 2 e a 1 no cromossomo 16, e b e d no cromossomo 11.

É do gene RCG que saem moléculas de RNA polimerases específicas para cada gene do agrupamento de genes do tipo alfa ou do tipo beta. Essas moléculas de RNA polimerases fazem com que o DNA de cada gene se duplique e uma dessas cópias dê origem ao RNA mensageiro específico para cada gene. É importante ressaltar que todo esse processo ocorre nos eritroblastos, principalmente nos policromáticos e ortocromáticos, na medula óssea. As sínteses de globinas alfa e beta são simultâneas, bem como a do grupo heme. Acione o photo-motion DNA, a seguir, e será possível imaginar como ocorre a síntese de hemoglobina.