DNA (Com video de PHOTO MOTION)

/DNA (Com video de PHOTO MOTION)
DNA (Com video de PHOTO MOTION, clique aqui para assistir)
Autores: Paulo Cesar Naoum
Alia F. Maluf Naoum
As combinações entre as diferentes globinas do tipo alfa (z, a) com as do tipo beta (e, g, be d) formam as hemoglobinas embrionárias, fetal e pós-nascimento, conforme pode se ver na figura 3.6 e tabela 3.1.
Figura 3.6 – Eletroforese de hemoglobinas em acetato de celulose – pH 8,6. Comparação entre hemolisado com hemoglobinas de um embrião, da Hb A de uma pessoa sem hemoglobinopatias e da Hb S (SS) de uma pessoa com anemia falciforme. Observar que no embrião as hemoglobinas Portland e Gower-1 são as mais concentradas, seguida da Hb Fetal e Gower-2.
1
Tabela 3.1 – Relação entre os diferentes tipos de hemoglobinas, composições estruturais e concentrações, com as fases de desenvolvimento ontogênico.
Fase da ontogênese Hemoglobina Estrutura Concentração (%)
Embrionária Gower – 1
Portland
Gower – 2
z 2   e 2
z 2   g 2
a 2   e 2
20 – 40
5 – 20
10 – 20
Fetal (*) Fetal a 2   g 2 90 – 100
Pós – Nascimento A
A2
Fetal
a 2   b 2
a 2   d 2
a 2   g 2
96 – 98
2 – 4
0 – 1

(*) Na fase fetal ocorre o início as síntese da Hb A, não excedendo 10% de concentração.

As hemoglobinas embrionárias (Gower-1 e Gower-2) apresentam baixa afinidade ao oxigênio, fato que permite rápida liberação de oxigênio na fase embrionária inicial (figura 3.7). A outra hemoglobina embrionária (Hb Portland), pelo fato de ter a globina gama em sua composição, apresenta-se com alta afinidade ao oxigênio, e sua presença é mais representativa na de transição entre embrião e feto (figura 3.8). Ao se transformar em feto (figura 3.9), a hemoglobina predominante é a Hb Fetal que tem alta afinidade ao oxigênio e é a causa da elevada concentração de hemoglobina em sangue de neonatos.
2
Figura 3.7
 – Blastocisto na parede do útero.
3
Figura 3.8
 – Evolução embrionária. Embrião de 2 meses.
4
Figura 3.9
 – Evolução embrionária e fetal. Feto com 8 meses
Seis meses após o nascimento, a criança apresenta estabilidade das hemoglobinas com o predomínio da Hb A (96 – 98%), Hb A2 ( 2 – 4%) e Hb Fetal (0 – 1%). Essas concentrações podem ser avaliadas por fracionamento eletroforético (figura 3.10) ou cromatográfico.
5
Figura 3.10
 – Eletroforese de hemoglobina com as frações normais (A2, Fetal e A).
O equilíbrio entre as sínteses de globinas alfa com as globinas beta, delta e gama é fundamental para o processo metabólico e fisiológico que ocorre no interior dos eritrócitos. O esquema abaixo mostra a relação entre as sínteses de globinas alfa, beta, delta e gama e o equilíbrio molecular e o fracionamento de Hb normais e pessoa com idade superior 6 meses.
 6